JESUS É BOM!!!

JESUS É BOM!!!
Família - Milagre de Deus

NA LUTA CONTRA O PECADO

NA LUTA CONTRA O PECADO
Por AMOR ao PECADOR ARREPENDIDO...

IBNV SOBRADINHO

IBNV SOBRADINHO
Nossa IGREJA...

NÃO SE ACANHE, COMENTE!!!

NÃO SE ACANHE, COMENTE!!!
Respondo em BREVE...

Os Nomes de Deus e O Nome de Deus

No hebraico, muitas palavras diferentes são usadas com relação a Deus, mas costumeiramente usamos "Deus", "Senhor Deus" ou simplesmente "Senhor" ao traduzir para o português.
Mas os "nomes de Deus" são muitos e revelam o caráter do nosso Deus, e variam conforme uma ação/atitude de Deus, ou um livramento/milagre, ou ainda um clamor/adoração dirigida ao Senhor YHWH, que é o tetragrama em hebraico correspondente á tradução "Javé/Jeová" no português.
Vejamos os nomes que se referem a Deus nos testamentos sagrados:

JEOVÁ - aquele que tem existência própria, primeiramente usado em relação a Deus como Criador.

(Gênesis 2:4) - Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus,


JEOVÁ-JIREH - O Senhor Proverá

Abraão recebe a ordem de sacrificar seu filho único Isaque.

(Gênesis 22:13-14) - Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERÁ; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.


JEOVÁ-RAPHA - O Senhor que Cura

Promessa de Deus aos que O ouvem e O obedecem.

(Êxodo 15:26) - E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara.


JEOVÁ-NISSI - O Senhor é nossa Bandeira (na guerra)

Moisés derrota os amalequitas.

(Êxodo 17:15) - E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA.


JEOVÁ-SHALOM - O Senhor Nossa Paz

O Anjo de Deus escolhe Gideão

(Juízes 6:24) - Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas.


JEOVÁ-RA-AH - O Senhor Meu Pastor

Observe o relacionamento de Davi com Deus.

(Salmos 23:1) -  O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.


JEOVÁ-TSIDKENU - O Senhor Nossa Justiça

Nome do Senhor quando Ele veio à terra.

(Jeremias 23:5-6) - Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.


JEOVÁ-SHAMMÁ - O Senhor está presente

Nome da cidade de Deus

(Ezequiel 48:35) - Dezoito mil canas por medida terá ao redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: O SENHOR ESTÁ ALI.


JEOVÁ-SABAOTH - O Senhor dos Exércitos

Deus derrotando os exércitos da Babilônia.

(Jeremias 28:2) - Assim fala o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, dizendo: Eu quebrei o jugo do rei de Babilônia.


JEOVÁ-M'KADDESH - O Senhor Meu Santificador

Um sábado santo como sinal de um povo santo.

(Êxodo 31:13) - Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.


ELOHIM ou EL - O Forte

Deus, o Criador

(Gênesis 1:1) - NO princípio criou Deus os céus e a terra.


EL ELYON - Deus Altíssimo

Melquisedeque encontra-se com Abraão.

(Gênesis 14:18-20) - E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

Lúcifer disse:"Serei semelhante ao Elyon"

(Isaías 14:14) - Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.


EL SHADDAI - Deus que dá força

Abraão recebe a promessa de um filho aos 99 anos

(Gênesis 17:1) - SENDO, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.


EL OLAM - Deus Eterno

Abraão faz um tratado com os Filisteus.

(Gênesis 21:33) - E plantou um bosque em Berseba, e invocou lá o nome do SENHOR, Deus eterno.


EL GIBBOR - Deus Poderoso -

Profecia sobre a vinda do Messias.

(Isaías 9:6) - Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Também chamado de Maravilhoso, Conselheiro, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz


ADONAI - Mestre

Abraão reclama com Deus por não ter filhos.

(Gênesis 15:2) - Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?


EU SOU O QUE SOU ou EU SOU

Moisés quer saber como ele apresentará Deus aos Israelitas.

(Êxodo 3:14) - E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.


ZELOSO

Deus se opõe a adoração idólatra.

(Êxodo 34:14) - Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; é um Deus zeloso.


PAI - 

Significa aquele que transmite a sua natureza aos seus filhos.

(Isaías 64:8) - Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos.

Significando aquele que é autoridade.

(Marcos 13:32) - Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.

Os filhos terrenos herdam corpos e almas de seus pais terrenos, Jesus é o "Filho gerado" de Deus Pai.

(Lucas 1:35) - E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

(João 3:16) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


ESPÍRITO SANTO - Sinônimo de Deus

Mentir ao Espírito Santo é mentir para Deus.

(Atos 5:3-4) - Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

Nosso corpo é o Templo do Espírito Santo, sinônimo de Templo de Deus.

(I Corintios 6:19-20) - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

(I Corintios 3:16-17) - Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.

Pregando no Poder do Espírito Santo = Poder de Deus.

(I Corintios 2:4-5) - A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.


JESUS – o NOME sobre todo Nome

O Espírito de Jesus é o Espírito de Deus.

(Colossenses 2:9) - Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;

Jesus é o Deus Criador

(Efésios 3:9) - E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;

(I Corintios 8:6) - Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.

Jesus é a Rocha

(Atos 4:11-12) - Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

Jesus é o primeiro e o último

(Apocalipse 1:17) - E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;

(Apocalipse 22:13) - Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.

Jesus :"Eu sou"

(João 18:5-6) - Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou eu. E Judas, que o traía, estava com eles. Quando, pois, lhes disse: Sou eu, recuaram, e caíram por terra.

(João 8:24) - Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.

Jesus é o Pastor

(João 10:11) - Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

(Hebreus 13:20) - Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,

Jesus é o Rei

(Mateus 2:2) - Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.

(João 18:37) - Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.

(Lucas 19:38) - Dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas.

(I Timóteo 6:15) - A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso SENHOR, Rei dos reis e Senhor dos senhores;

Jesus é o Salvador e Redentor

(I João 4:14) - E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.

(I Pedro 2:24) - Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

(Gálatas 3:13) - Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

(Atos 13:23) - Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel;

(Filipenses 3:20) - Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

(João 3:14-15) - E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

O nome de Jesus é fonte de vida

(João 20:31) - Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

O nome de Jesus deve ser exaltado, louvado e adorado

"Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,"  (Filipenses 2:9-10)


*Inspirado e copiado do CAJADO do PASTOR







Creative Commons License

0 comentários: